A certificação digital é uma tecnologia que garante autenticidade, confidencialidade e integridade às informações.
Esse documento funciona como um RG no meio virtual, sendo possível assinar documentos, emitir notas fiscais e outras diversas operações.
Essa ferramenta está disponível no Brasil desde o ano de 2001, e com ela é possível identificar os usuários e cada documento autenticado, mesmo que a distância.
Se interessou e quer saber mais sobre o tema? Nos acompanhe até o final desse post para ficar por dentro do assunto.
Mas afinal, o que é um Certificado Digital?
O Certificado Digital é uma identidade eletrônica por meio de criptografia de dados. Ele funciona garantindo autenticidade e confidencialidade ao assinar documentos, emitir notas e realizar operações legais.
Regularizada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras), a certificação digital garante a identificação virtual do cidadão e/ou empresa.
O documento digital comprova informações e transações tributárias, e obtendo o certificado digital, pessoas físicas e jurídicas podem ficar regularizadas e em dia com o governo, fazendo suas declarações e transações de qualquer lugar.
A anatomia do certificado consta de informações da pessoa e empresa; chave pública associada ao CPF ou CNPJ; e assinatura digital de empresa (Autoridade Certificadora Confiável).
Qual a funcionalidade do Certificado Digital
Hoje em dia, com a popularização da internet e com os meios modernos de comunicação, a web permite que pessoas e empresas realizem procedimentos e transações de maneira rápida e eficiente, possibilitando a diminuição dos processos de burocracia.
O Certificado Digital entra como um facilitador, oferecendo segurança ao usuário e garantindo a autenticidade.
Um documento assinado com um certificado digital possui a mesma validade que um documento assinado de maneira manuscrita. Por esse motivo, ele pode ser utilizado em diversos processos judiciais e administrativos.
A certificação facilita a efetuação de logins e movimenta a sua conta bancária. O certificado serve para assinar documentos como: Notas Fiscais, Cupons Fiscais, CT-e’s, Petições, e muitos outros.
O certificado digital é obrigatório para emitir NF-es e é exigido pela SEFAZ para baixar o documento.
Como fazer o Certificado Digital
Basta seguir alguns passos bem simples para começar a usar o Certificado Digital.
Primeiramente, escolha uma Autoridade Certificadora habilitada pelo ICP-Brasil. Uma Autoridade Certificadora é uma entidade, privada ou pública, que emiti, renova, revoga, distribui e gerencia certificados digitais. Como por exemplo a AC-Raiz Brasileira e a AC Caixa.
Logo após realizar a sua escolha, dirija-se a uma das agencias da AC com toda a documentação solicitada para realizar a emissão do seu documento eletrônico.
O preço varia de acordo com o modelo.
Certificado digital A1 e A3: Entenda as diferenças.
Existem dois tipos de mídias disponíveis, e mesmo que cumpram praticamente o mesmo papel, tem suas singularidades e diferenças. Sua principal distinção é o tipo de armazenagem.
- Certificado A1 – O certificado A1 é armazenado no computador ou dispositivo móvel do solicitante. Possui validade de 1 ano.
- Certificado A3 - O certificado A3 é armazenado em um token criptografado, um cartão inteligente ou diretamente na nuvem. Possui validade de 1 a 5 anos.
Algumas vantagens do Certificado Digital
- Segurança. A certificação digital possui o mesmo valor jurídico de uma assinatura manuscrita.
- Sustentabilidade. A redução do uso de papel também é um ponto alto do uso do certificado digital, pois garante economia do mesmo.
- Otimização de tempo. Com a assinatura digital você pode realizar suas transações de qualquer lugar, podendo economizar tempo.
- Redução de custos. Por se tratar de uma assinatura virtual, ela te ajuda a economizar recursos.
- Redução da burocracia. Não é preciso se deslocar, nem mesmo reconhecer firma no cartório. A certificação virtual possibilita a redução de operações manuais.
Além de trazer segurança para o seu negócio, o Certificado Digital se mostra muito menos burocrático e traz ao usuário muito mais autoria e agilidade nos processos.
Adotar a tendência da certificação digital está cada vez mais em alta. Ela permite uma construção mais sólida e nos ajuda a organizar as demandas do dia a dia, otimizando nosso tempo.